quinta-feira, 26 de abril de 2012


Alunos do Ensino Infantil na Escola Municipal Nazinha Madruga - Eles se divertem com o prazer das atividades diverficadas e aprendem brincando. Tive a oportunidade em registrar um desses momentos. Todos fizeram questão em mostrar suas atividades e ficamam muito felizes com os elogios recebidos. É muito importante realizar alitivdades diverficadas e bem planejadas e nunca esquecer de elogia-los a cada atividade exercida por eles. 

 Segundo Ana Teberosky - "É importante para as crianças terem mais oportunidade de falar bem como ler para elas são estratégias fundamentais! É preciso compartilhar com a turma as características dos personagens, comentar e fazer com que todos falem sobre a história, pedir aos pequenos para recordar o enredo, elaborar questões e deixar que eles exponham as dúvidas. Se nos 200 dias letivos o professor das primeiras séries trabalhar um livro por semana, a classe terá tido contato com 35 ou 40 obras ao final de um ano".
É importante lembrar que as crianças vivem em mundo letrado onde eles convivem com uma imensidadão de letras, palavras, textos verbais e não verbais e muitos mais. É interessante trabalhar difrentes textos, inclusive os textos não verbais para estimular o racocínio, a linguagem, a percepção, entre outros.



Exposição feita pelos alunos da Escola Municipal Francisco Marinho de Lucena - Cuitegi-PB. Os alunos trabalham valores e reconhecem a importância do índio brasileiro.

Ambiente alfabetizador

"Acreditar que o aluno pode aprender é a melhor atitude de um professor para chegar a um resultado positivo." http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0187/aberto/mt_102020.shtml edição 187 - nov/2005edição 187 - nov/2005 A criança ao ter contato com o material que faz o ambiente alfabetizador aprende mais rápido a ler e escrever, pois mesmo não sabendo ler, ja tem contato com os materiais de escrita.
O que é Letramento? "Letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado, Não é treinamento repetitivo de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática. Letramento é diversão, é leitura à luz de vela ou lá fora, à luz do sol. São notícias sobre o presidente. O tempo, os artistas da tevê e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo. É uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos. É viajar para os países desconhecidos, sem deixar sua cama, é rir e chorar com personagens, heróis e grandes amigos. É um Atlas do mundo sinais de transito, caças ao tesouro, manuais, instruções guias e orientações em bulas de remédios, para que você não fique perdido. Letramento é, sobre tudo, um mapa do coração do homem, mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser". Este poema se encontra no livro letramento, um tema em três gêneros, de Magda Soares. (Editora Autêntica, 1998)